uma brincadeira tão legal que é esse jogo da visão

Uma HQ muito enigmática e extremamente difícil de se interpretar, por mais que contenham só 25 páginas, sendo grande parte apenas desenhos sem diálogos. Foi criada através da parceria entre Alejandro Jodorowsky e Jean Giraud, também conhecido por Moebius, portanto é de se esperar que se trate de algo extremamente simbólico com uma arte extremamente bela. Por algum motivo as artes de Moebius despertam emoções que pareciam estar enterradas a muito tempo e esta talvez seja a beleza de histórias como essa, a capacidade de se relacionar com o leitor intimamente.

Nemo HQ

Pode-se dizer que é uma história em quadrinhos minimalista, contendo apenas um garoto, um gavião, um gato e uma cidade em ruínas. Mesmo assim ao terminar de ler a história fica-se dias ou até meses com ela cabeça, sendo digerida pelo cérebro para se achar um significado. Mas aí que está a chave, é uma história com apelo emocional, e por mais que achemos um significado, este não vem por meio de palavras.

Assim como a história em quadrinhos, o encontro de Jodorowsky e Moebius também parece ter sido extremamente surreal. Como dito por Alejandro: “Foi o acaso que guiou minha colaboração e amizade com Moebius. Estávamos destinados a criar nossas Graphic Novels juntos por causa de forças mágicas além de nosso controle.” De sua colaboração nasceu “Os Olhos do Gato”, no começo foi distribuído de graça, porém rapidamente começaram a vender cópias no mercado negro e seus vendedores ganharam muito mais dinheiro do que ambos, porém para Jorodowsky, eles ganharam um imenso prazer artístico nesta experiência, o que com certeza vale mais do que algumas notas de papel.

Nemo HQ

Para aqueles que se interessaram pela arte ou história, vale a pena conferir algumas outras obras destes dois, como por exemplo “O Incal”, “A Garagem Hermética” ou os diversos filmes dirigidos por Jodorowski todos com este tom “estranho” e muito simbólico.

No final da leitura fiquei com uma questão girando na minha cabeça por dias. Por que precisamos tanto de um meio externo sem ser nós mesmos para formar um ponto de vista?

Nemo HQ

Título: Os Olhos do Gato
Autor: Alejandro Jodorowsky;Moebius
Editora: Nemo HQ
Ano: 2015
Número de páginas: 56

 

Sua empresa tem uma biblioteca Kisoul e você quer ler esse livro? Nos mande um ‘oi’ que levamos ele para você =)