Você não precisa viajar para encontrar o estranho. Você acorda para este.

Um livro que conta sua história através de imagens apenas, literalmente sem o uso de nenhuma palavra, e mesmo assim ao chegar ao final existe a sensação de ter escutado muito. Descobrimos que a linguagem falada e escrita é apenas uma forma de comunicação de um leque gigante de meios de se conectar e interagir. é possível até fazer um paralelo com filmes mudos, porém mesmo assim é falar pouco, na realidade assim como o livro não se utiliza de palavras para se expor, é impossível por meio destas explica-lo.

Possui uma aura muito misteriosa na sua mistura de temas extremamente realistas e extremamente fantásticos ao mesmo tempo. Cada página que o compõe podia muito bem ser inserido em uma gravura e consideraríamos cada pequena parte de sua história uma imensa obra de arte por si só, realmente, é perceptível o esforço e tempo que foram desprendidos para a criação desta obra. Vale lembrar que todos os desenhos foram feitos a lápis.

A Chegada – Shaun Tan

O autor consegue nos colocar em uma posição em que parece estarmos vivenciando as passagens, temos a sensação de que isto é real. Talvez de maneira simbólica realmente seja. O tema se trata do processo de imigração e suas dificuldades (qual o próprio autor também passou), porém ao mesmo tempo, pela inserção da fantasia sentimos como sendo algo universal e nostálgico que vai além de uma simples palavra. Sua arte junta o melancólico com o feliz, o sofrimento com esperança, realidade e fantasia. É uma obra única, que parece ter atingido um nível de comunicação totalmente inovador.

Em uma época que as formas de arte e expressão parecem ter estagnado, em que o novo não é mais estimulado (na verdade é até temido), encontrar alguém que não tenha medo de experimentar nos atinge como um sopro de ar fresco.

 

Título: A Chegada
Autor: Shaun Tan
Editora: Levine Books 
Ano: 2007
Número de páginas: 128

Sua empresa tem uma biblioteca Kisoul e você quer ler esse livro? Nos mande um ‘oi’ que levamos ele para você =)