Existe uma teoria da ciência que um material, quando sob uma tensão, pode sofrer uma deformação elástica (Lei de Hooke) e retorna à sua situação anterior, ou uma deformação plástica em que não volta ao seu estado original. Mais ou menos, se a tensão não for muito grande ele vai e volta… Se a tensão passa de um determinado ponto ele vai e não volta….

A mesma coisa acontece com livros e nossas mentes… Têm livros que lemos e pouca coisa muda. Porém, em muitos casos, acontece a tal da “deformação plástica” na nossa consciência. Lembrando que Consciência tem vários significados e entre eles conhecimento, percepção…

Não procuramos e, portanto, não encontramos estudos que comprovem isso, mas usamos a nossa própria experiência e convidamos vocês a confirmarem ou não com suas próprias.

Ao ler um bom livro sobre Gestão de Pessoas novas “sementes de informação” são “plantadas” na nossa consciência e de alguma forma vamos ter frutos delas.

Ao ler um bom livro que aborde Criatividade, passamos a pensar o que podemos fazer de diferente, como podemos enfrentar os problemas de outra forma… muitas vezes “emprestando” situações observadas naquele livro.

E Inovação então. Se lemos sobre inovação, novas práticas, casos de sucesso… ficamos motivados a fazer algo novo, propor novas soluções…

Enfim, ler um bom livro é uma forma de ´deformar´ nossa consciência para melhor. Certeza!

Se acharem algum artigo que confirme isso, por favor, avisem… senão vamos validar a tese com nossa própria experiência: lendo!