Tempo de Leitura Estimado – 3 minutos

Muito se fala do impacto que as novas tecnologias como Inteligência Artificial, machine learning, robótica, nanotecnologia, biotecnologia, impressão 3D…  e como elas estão mudando nossas vidas e a rotina nas empresas. Além disso, fala-se muito sobre as habilidades que o trabalhador deve ter para ser bem-sucedido nesses novos tempos.

Veja que interessante e prepare-se para o futuro!

O Fórum Econômico Mundial publica estudos sobre tendências de empregos e que inclui relação de habilidades (skills) que o profissional de sucesso deve ter. Já em 2016 ficava clara a importância dos chamados Soft Skills (habilidades não estritamente técnicas) e isso veio a se confirmar também no estudo de 2018.

Um dos fundamentos para se valorizar as tais Soft Skills é que elas são muito mais difíceis de serem replicadas/automatizadas com essas novas tecnologias que mencionamos no início.

Tais skills apontados pelo estudo são:

Pensamento analítico e inovação
Solução de problemas complexos
Pensamento e análise críticos
Aprendizado ativo e estratégias de aprendizado
Criatividade, originalidade e iniciativa
Atenção aos detalhes, confiabilidade
Inteligência emocional
Raciocínio, resolução de problemas e ideação   
Liderança e influência social
Coordenação e gerenciamento de tempo

Um ponto a destacar é que o estudo aponta uma nova habilidade, “diferentona” do restante do grupo, como possível de ser incluída nas 10 mais no ano de 2022. Tal habilidade é “Projeto e programação de tecnologia”. Interessante ver que ter conhecimentos de tecnologia passe a ser uma habilidade valorizada no profissional do futuro.

Hoje e Amanhã –

Um recente estudo da Mckinsey nos proporciona uma visão realista e muito interessante. O estudo analisou um número enorme de ofertas de empregos entre 2017 e 2019 e comparou a remuneração oferecida para vagas que destacavam habilidades técnicas (hard skills) ou soft skills. O resultado foi que as habilidades técnicas (no caso em questão, conhecimentos de Python e C++ – linguagens de programação) apresentaram melhor remuneração que as soft skills (no caso em questão, capacidade de comunicação e trabalho em grupo). O estudo conclui que se faz necessário melhorar o reconhecimento e compensação financeira das soft skills, caso contrário a escassez dessas habilidades permanecerá ou até crescerá nos próximos anos.

Conclusão

As empresas precisam incentivar os colaboradores a adquirir novas habilidades, tanto as “hard” como as “soft”, e valorizá-las adequadamente. Só que esse não é só um papel da empresa: cada colaborador que quiser se manter empregado e bem empregado precisa se desenvolver o tempo todo. Se repararam, havíamos destacado em negrito uma das 10 habilidades do Fórum Econômico Mundial acima: “Aprendizado ativo e estratégias de aprendizado”.  Entendemos que a melhor alternativa para ser um profissional desejado é estar sempre se atualizando e aprendendo (“lifelong learning”). Sempre! Independente do seu cargo ou posição! É se motivar e se realizar (sentir a agradável sensação de realização pessoal) a cada nova competência adquirida ou aprimorada, seja ou não técnica.

Existem muitas formas de aprender, crescer…. Acreditamos que os livros possam nos ajudar muito nessa trajetória. Bons livros podem nos trazer novos conhecimentos, novas experiências, novas motivações… E não é só livro técnico e específico sobre um determinado tema. Estudos indicam que ler ficção ajuda a desenvolver a empatia e um melhor relacionamento social. Ter o bom hábito de ler só traz vantagens!

Empresas podem contribuir muito também nesse processo de “lifelong learning”. Podem oferecer como benefício aos seus colaboradores acesso a um amplo acervo de livros, proporcionando facilidade em se obter conhecimento, desenvolvimento, cultura e diversão. A Kisoul ajuda empresas a oferecer esse benefício.

Síntese –

. Profissionais do futuro precisam ter boas habilidades pessoais, de relacionamento, gestão…  as chamadas soft skills.

. Soft skills serão mais valorizadas pois são mais difíceis de serem reproduzidas ou automatizadas com as novas tecnologias.

. Habilidades técnicas (hard skills) continuam sendo necessárias e bem remuneradas.

. O profissional do futuro precisa estar sempre aprendendo (lifelong learning) para desenvolver suas habilidades, tanto as hard como as soft.

. Livros são um excelente instrumento para contribuir nesse processo contínuo de aprendizagem.

. Empresas podem oferecer acesso a livros de qualidade e a Kisoul provê essa solução para empresas.

Bora ler, aprender, se divertir, se realizar!!!!