Tempo de Leitura – 2 min

O livro “Na Raça” de Maria Luíza Filgueiras fala da vida de Guilherme Benchimol sócio-fundador da XP e tem sido um dos mais vendidos nesse início de 2020.

Direto ao ponto. O livro é bem interessante. Traz a trajetória profissional de Guilherme que se inicia sem muita pretensão (e sem botarem muita fé nele) e acaba num enorme sucesso. O caminho inclui vários sócios entrando e saindo da empresa, e é bacana que no final a autora informa o destino de cada um deles. Apresenta também os inúmeros desafios que caracterizam a vida do empreendedor e, diga-se de passagem, aqui no Brasil dá para fazer um livro com os desafios de todo e qualquer empreendedor…

Também damos destaque à carta que Guilherme manda para seus sócios quando é concretizada a venda de parte das ações para o Itaú. Tal carta tenta fazer com que os sócios “mantenham o pé no chão” mesmo com a bolada que iam embolsar. Ao ser apresentada no final do livro ela ganha mais significado e indica que a história da XP ainda terá muitos capítulos.

Livro bem escrito. A experiência da autora – jornalista com anos de experiência em economia, finanças e negócios – contribuiu em muito para o texto ter a coerência esperada mesmo nas questões mais técnicas relativas à participação acionária, processos de fusões e aquisições (M&A) e outros.

O livro traz algo ´invisível´ mas que faz diferença. Se trata do papel (Pólen) e editoração (incluindo o tipo de fonte, tamanho…). Nesse quesito, como diria o apurador de escolas de samba, é “Noooota 10”. Ajuda muito na leitura, dá fluidez, não cansa. Parabéns para a editora Intrínseca e para quem fez esse trabalho de bastidor tão importante!

Livro recomendado e presente em todas as bibliotecas corporativas da Kisoul.