Tempo de leitura – 2 min

O Poder da China da Editora Gente, escrito por Ricardo Geromel, nos faz viajar para o outro lado do mundo e conhecer um pouco sobre o país e as incríveis mudanças que vem vivenciando.

O autor é administrador e empreendedor, escreve há anos para a Revista Forbes, mora na China e tem só 33 anos!

O Poder da China é de fácil leitura, tem bastante informação e ainda tem uma certa ´diversão´ ao disponibilizar QR Codes no decorrer do texto para que se possa, usando um aplicativo do celular, ver um artigo, um vídeo… É uma experiência também agradável.

O livro mostra transformações recentes. Por exemplo, tinha cerca de 88% da população na condição de extrema pobreza em 1981 e passou a ter cerca de 2% em 2013. Fala do crescimento do PIB, que em poucos anos, deve ultrapassar o PIB americano. Enfim, preparem-se que não tem número pequeno: tudo num país de 1.4 bilhão de pessoas é superdimensionado.

Destacamos um ponto relativo ao trabalho. Há uma rotina de trabalho 996 que significa das 9h às 9h, 6 dias por semana. Agora, imaginem um país com uma população de 1.4bi e com boa parte dela trabalhando tanto assim. Quem segura?

Nos marcou a constatação de que o povo chinês trabalha e estuda intensamente. Sabem por quê? Eles consideram o trabalho e o estudo meios que os distanciam cada vez mais da realidade de fome que grande parte da população vivia. Quem passou fome faz de tudo para não reviver aqueles tempos!

O livro traz também uma imersão nas questões de tecnologia. Mostra como gigantes como a Alibaba e a Tencent estão revolucionando o dia a dia dos chineses, dando destaque aos instrumentos de comunicação, ao e-commerce e aos meios de pagamentos instantâneos. O livro mostra várias empresas de tecnologia (boa parte delas pertencentes ao grupo Alibaba e Tencent), o que fazem, como fazem, que resultados têm tido. Tem muita ideia boa. Bem provável que alguma ideia, de alguma forma, possa ser aplicada na sua empresa brasileira.

Adicionalmente apresenta um pouco da história recente da China nos aspectos geopolítico e econômico. Também interessante.

Ao final você vai se dar conta do poder da China. Não é coisa de amador!

O livro se encontra em todas as bibliotecas corporativas Kisoul.

Boa leitura!