Tempo de leitura – 2,5 min

“O grande livro do Ho´oponopono – sabedoria havaiana de cura” nos ajuda a ter uma vida com mais harmonia, felicidade e paz de espírito.

O Ho´oponopono tem origem em uma tradição ancestral havaiana e significa “endireitar, harmonizar, corrigir o que está errado, reordenar”. Isso vale para a saúde física, mental e para a tão importante ´saúde dos relacionamentos interpessoais´.

A sabedoria havaiana entende que para ser feliz, para se curar, é necessário limpar memórias ruins presentes no subconsciente. Tal limpeza se dá pela repetição das frases/palavras: “Sinto Muito”, “Perdão”, “Obrigado” e “Eu te amo”. Simples mas poderoso!

Mesmo sendo de execução simples – “Sinto Muito”, “Perdão”, “Obrigado” e “Eu te amo” – a técnica é rica em conceitos e fundamentos que são abordados e explicados no livro.

Destacamos alguns conceitos:

“Somos responsáveis por tudo que nos acontece. Sempre.”

“Um pensamento errado cria uma realidade errada. A realidade física é uma criação dos nossos pensamentos, isto é, somos criadores de tudo que acontece conosco.”

“A paz começa comigo e com ninguém mais”.

“A Lei da Atração não faz distinção entre o “bem” e o “mal”. O melhor jeito de atrair acontecimentos positivos é emitir pensamentos positivos permanentemente.”

Portanto, a tese indica que tudo que acontece conosco é criado por nossas memórias e pensamentos, daí a importância da “limpeza” das memórias e pensamentos que nos causam coisas desagradáveis.

O livro apresenta também conceitos da física quântica que pregam que tudo no mundo é constituído de energias e informações. Portanto, boas energias levam a bons resultados!

Em uma época de stress, de agitação, de insegurança, é no mínimo agradável ter um suporte de uma técnica simples que traga paz e harmonia interna. Pode ser aplicada numa situação de doença, numa situação de stress emocional… Pode ser aplicada visando restaurar uma relação com um familiar ou amigo querido que por algum motivo se desgastou no passado.

Enfim, mal não faz! Na verdade, traz tranquilidade e harmonia!

O livro que lemos é da Editora Vozes e se chama “O grande livro do Ho´oponopono – sabedoria havaiana de cura”, escrito originalmente em francês por Jean Graciet, Dr. Luc Bodin e Nathalie Bodin. Como falamos anteriormente, o livro nos proporciona boas mensagens e oportunidades de reflexão. Recomendamos!

Só um pequeno detalhe. Cremos que a diagramação poderia ter sido mais generosa e apresentar letras um pouco maiores para tornar o ato da leitura mais agradável. Contudo, em nada atrapalha o entendimento dos conceitos do Ho´oponopono e que se possa praticar a técnica de imediato.

O livro se encontra em boa parte das bibliotecas corporativas providas pela Kisoul.